sexta-feira, 24 de julho de 2009

imagens feitas por daignom

O que um fotógrafo amador pode nos dizer?


Muita coisa.


Sem teorizar muito, escolhi algumas imagens feitas pelo meu amigo Daignom.


Com uma câmera compacta que o mesmo carrega no bolso, ele nos mostra cenas noturnas (madrugada) realizadas na cidade de Santa Isabel/SP.


Nas ruas o movimento de pessoas diversas. Cenário urbano e humano, gerações e comportamentos. Seja como for, uma bela fotografia, não necessariamente tem que ser uma fotografia de algo belo. E um “documento” iconográfico não precisa ser um bom objeto estético.


Por fim, ai esta o registro parcial de uma realidade dentro de um tempo/espaço, fotografado pelo olhar de quem não esta preocupado com as belas formas impostas pela sociedade capitalista.

























4 comentários:

  1. Oi, Rafael

    Gostei de tudo, das fotos e do espaço aberto à discussão sobre fotografia. Concordo com as opiniões (S.S) sobre o belo: se a aparência é o que faz as coisas belas, então é a beleza que estamos buscando. Se a aparência dá somente a aparência de beleza às coisas, então não é isso que buscamos. O assunto é bem complicado e o argumento de um modo geral não será válido para aquele que foi fotografado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, na verdade, quase que reproduzi o livro por inteiro, valeu a dica. Em breve publicarei o texto de Berger em resposta ao Sobre fotografia de Sontag, não sei se você conhece.

    ResponderExcluir
  3. Saber apreciar uma imagem em seus pequenos detalhes é a riqueza do telespectador que valoriza cada megapixel de uma imagem. Vejo a vida através de imagens. Vejo tudo através da arte e como não poderia deixar de lado, a arte de fotografar dá ao fotógrafo a oportunidade de colocar através de uma imagem a expressão de sentimento e de como vê as coisas. Cabe a quem aprecia a obra, saber valorizar cada ponto focal de uma imagem.Rafael, através do Daignon, conheci a você e a seu grande trabalho. Saiba que sou uma das apreciadoras de suas obras. Cheguei até a copiar algumas imagens feitas por ti, mas sempre citando teu nome. No mais, a nota que te dou não tem tamanho, mas prá representar um mínimo te dou pelo menos uma nota 1000.

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo vive numa ditadura da perfeição tão grande,esquecendo que são os defeitos que nos fazem humanos, menos frios, mais livres !

    ResponderExcluir