terça-feira, 18 de agosto de 2009

as pobres crianças de becherini

por: rafael saraiva.

Integrando as comemorações do aniversário de 455 anos da cidade de São Paulo, ocorreu entre os dias 24 de março e 10 de maio, no Centro Cultural São Paulo a exposição São Paulo em Transição, com 45 fotografias de Aurélio Becherini. Concomitante ao evento foi lançado o livro Aurélio Becherini, com 238 páginas e organizado por Rubens Fernandes Júnior.
A obra Aurélio Becherini, pode ser divida em três partes. A primeira é composta por três artigos, a saber: Lições e Demolições do Olhar, por Rubens Fernandes Júnior; O Primeiro Repórter Fotográfico Paulistano, escrito por Angela C. Garcia e O Nascimento da Vida Cotidiana Paulistana, assinado por José de Souza Martins. A segunda parte do livro, intitulado: Ensaio Fotográfico 1904 – 1934 é composta por 94 imagens fotográficas da cidade de São Paulo realizadas por Aurélio Becherini. A terceira e última parte do livro possui uma biografia de Becherini, uma bibliografia, um índice das imagens por logradouros e uma transcrição para o inglês dos textos existente na primeira parte da obra.
A segunda parte do livro, Ensaio Fotográfico 1904 – 1934 é o ponto máximo da obra. Nela, é possível visualizar um grande número de imagens que comprovam a capacidade de Aurélio Becherini como fotógrafo. São fotografias com uma ótima definição e estética bastante apurada. A técnica de Becherini o coloca como um dos melhores de seu tempo.
Grandes panoramas do centro da cidade, algumas de profundas perspectivas, levam nosso olhar a diversas cenas que ocorrem ao mesmo tempo e num mesmo espaço. São automóveis dividindo ruas com bondes, carroças, trabalhadores da construção civil, transeuntes, policiais e crianças. Cenas do cotidiano de uma nova São Paulo que nasce. A São Paulo metrópole.
As imagens criam possibilidades percebermos diversas outras fotografias dentro de uma única fotografia devido ao enorme numero de informações/detalhes que estão presentes nas panorâmicas de Becherini. Pensando dessa forma, selecionei uma série de detalhes (temáticos) a partir das fotos contidas no livro.
O que recortei é algo que por demais me chamou a atenção: As crianças pobres presentes nas ruas da cidade São Paulo no inicio de século XX.
Quero com isso, mostrar as muitas possibilidades de análise que a imagem fotográfica proporciona em diversas áreas do conhecimento humano.

Aqui esta presente um grande documento para o auxilio nos estudos relacionadas a Infância e sua História:








3 comentários:

  1. Adorei tudo por aqui...É logico q vou seguir!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, não conhecia essas imagens. Fantástica (e triste) documentação de nossa sociedade, e nesse sentido, por certo, uma reflexão.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir